segunda-feira, 6 de maio de 2013

Audições - Como se portar.

Essas últimas semanas aconteceram grandes audições no Rio e em São Paulo, e por mais que isso pareça óbvio para muitos, ainda há muita gente completamente despreparado em relação ao que chamamos de "Protocolo de Audição".

Por isso hoje nossa equipe resolveu postar algumas dicas que recebemos nos muitos cursos que nossos colaboradores fizeram ao longo de suas trajetórias artísticas.

1- A primeira impressão é a que fica: Sejam simpáticos e cordiais com a sua banca. Uma audição é como uma entrevista de trabalho, e temos que ter os mesmos  cuidados com aparência. Esteja bem vestidos, as mulheres maquiadas, os homens com o rosto limpo e bem barbeado, e escolha uma roupa para a audição de canto diferente da audição de dança.

2- Nunca audicione vestida como o personagem que você deseja concorrer. Por mais engraçado que isso possa parecer, muita gente ainda cai neste erro. Outro erro é cair no completo oposto, assim você não passará a impressão de que tem o perfil do personagem. Procure roupas que sugiram o clima do musical ou peça que você está audicionando, ou prefira roupas neutras mas com personalidade, o importante é não tirar a atenção do seu potencial vocal e artístico.

3- Pianista: Ao entrar na sala de audição você deve se dirigir ao pianista e entregar a partitura, que deve estar encadernada ou em pastas de plástico ou fichário. Explique a ele o tom, andamento, as alterações da musica, seu estilo pessoal. Não espere que o pianista adivinhe, até os melhores correpetidores não possuem bola de cristal, eles precisam de orientação. E seja gentil com seu pianista, dele depende o sucesso de sua audição.

4- Repertório: O repertório adequado é aquele que se adéqua ao seu timbre, potencial vocal, e seu tipo físico. Peça ajuda ao seu professor de canto. Foque no seu ponto forte e mantenha-se nele como seu cartão de visitas. Não sabe qual seu tipo físico ? Faça um exercício muito simples: Cante para alguns amigos e peça que eles te observem e escrevam adjetivos e palavras que lhe venham a cabeça. Exemplo: princesa, má , atrevida. bruxa. engraçada... etc... veja as palavras que mais se repetem e você vai descobrir seu tipo físico.

5- Erros imperdoáveis: Alguns pequenos erros podem te eliminar numa audição, como errar um andamento, esquecer uma letra, trocar palavras do texto, demonstrar insegurança exagerada. Então se prepare e procure fazer alguma musica ou texto que você já domine. Isso deixará você mais calmo e vai diminuir a chance de erros.

6- Seja você: Acredite... os produtores de elenco estão atrás de originalidade e grandes personalidades. As vezes até muito mais do que grandes vozes. Confie no seu material e mostre quem você é.



Nenhum comentário:

Postar um comentário